Agência France-Presse
postado em 13/08/2009 17:35
A Índia e a Associação de Países do Sudeste Asiático (Asean) firmaram um acordo de livre-comércio nesta quinta-feira com o qual esperam aumentar seu comércio anual para 60 bilhões de dólares nos próximos sete anos, indicaram autoridades.
"O acordo de hoje (quinta-feira) é um bom sinal do aumento do comércio entre a Asean e a Índia", declarou Porntiva Nakasai, ministra do Comércio da Tailândia, que ocupa a Presidência rotativa do bloco regional, do qual dez países asiáticos são membros.
A Asean e a Índia, que é o sétimo maior sócio comercial do bloco, negociaram durante vários anos um acordo que envolve relações comerciais de bilhões de dólares e um mercado de 1,7 bilhão de pessoas.
O acordo foi concluído antes de uma reunião em Bangcoc, no próximo final de semana, entre os ministros das Finanças da Asean e seus colegas de alguns sócios regionais como China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia.
O comércio entre a Asean e a Índia atingiu 47 bilhões de dólares em 2008 e poderá chegar aos 60 bilhões com o novo acordo, segundo a agência Dow Jones Newswires, citando o porta-voz do Ministério tailandês do Comércio, Krisda Piampongsant.