postado em 14/08/2009 12:24
O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não permitirá que os mercados financeiros retornem "aos velhos hábitos, como assumir riscos excessivos", afirmou o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, em entrevista publicada nesta sexta-feira (14/08) pelo diário americano "The Wall Street Journal".
Os planos para uma reestruturação das regulamentações para o setor financeiro "estão bem encarrilhados", disse Geithner ao "WSJ".
Segundo o diário, o secretário do Tesouro rejeitou as críticas de que, à medida que as entidades financeiras voltarem a ter lucro, Wall Street retornará às práticas frequentes de lucro e gratificações. "Não acho que o sistema financeiro esteja voltando às práticas do passado, e não permitiremos que isso aconteça", afirmou.
"Os grandes bancos operam agora com menor margem especulativa, com reservas de liquidez mais conservadoras, houve uma redução significativa de sua exposição, foram liberados de ativos desvalorizados e estão limpando a casa", acrescentou.
Geithner disse que, após um ano de turbulências nos mercados financeiros, "as partes mais fracas do sistema não existem mais".
O "WSJ" informou que alguns bancos, incluindo os que receberam ajuda com dinheiro do governo, "estão registrando lucro sem precedentes, aumentam os pagamentos a seus executivos e ampliam seu risco".
"O Goldman Sachs Group, por exemplo, teve recentemente o trimestre mais lucrativo de sua história e elevou seu grau de exposição medido por quanto dinheiro poderia perder em um só dia", segundo o jornal.