Economia

Procura das empresas por crédito retorna ao patamar pré-crise

postado em 17/08/2009 11:01
A procura das empresas por crédito voltou a crescer mais fortemente em julho, após ter desacelerado em junho, e retornou aos patamares antes do agravamento da crise econômica, segundo dados da Serasa.

A demanda registrou aumento de 5,5% na comparação com o mês anterior. Foi a quinta alta mensal consecutiva, "prosseguindo na trajetória de recuperação iniciada ao final do primeiro trimestre deste ano". "Tal resultado fez com que a quantidade de empresas que buscaram crédito no país em julho superasse, pela primeira vez em 2009, o patamar verificado em outubro do ano passado, ou seja, a procura das empresas por crédito retornou ao nível pré-crise", afirmou a Serasa.

Contra o mesmo mês do ano passado, a demanda em julho apresentou recuo de 2,7%. No acumulado dos primeiros sete meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi de 6,1% em relação ao mesmo período de 2008.

"Vale mencionar que, por ser um semestre sazonalmente mais aquecido, a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando elevação ao longo do segundo semestre de 2009, diminuindo as taxas negativas de variação anual no decorrer dos próximos meses, fenômeno que também será favorecido pelas bases mais baixas de comparação", afirmou a Serasa.

A região que apresentou o maior crescimento na demanda das empresas por crédito em julho foi o Nordeste, com elevação de 12,1% em relação ao mês anterior.

Segundo o levantamento, todas as demais regiões, com exceção da região Sul, também registraram crescimento mensal positivo em julho. No acumulado do ano, o Norte mantém o melhor desempenho dentre as demais regiões, registrando um recuo de 0,9% na procura de suas empresas por crédito durante os primeiros sete meses de 2009.

O Sul, seguido pelo Sudeste, são as regiões onde as quedas acumuladas na procura de suas empresas por crédito encontram-se entre as mais acentuadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação