Economia

Segunda prévia do Ibovespa confirma entrada da MMX

postado em 17/08/2009 12:32
A BM anunciou nesta segunda-feira (17/8) a segunda prévia da composição dos índices da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que mantém a entrada da mineradora MMX no Ibovespa (Índice Bovespa, principal indicador da Bovespa) como a principal novidade.

A entrada das ações ordinárias da mineradora, fundada pelo bilionário Eike Batista, já estava prevista na divulgação da primeira prévia dos índices, que ocorreu há 15 dias. Com isso, ela deve se juntar aos atuais 64 papéis de 59 empresas diferentes que hoje compõem o indicador.

As alterações passarão a valer em 1; de setembro e durarão até o final do ano.

Para comportar mais uma ação na cesta, a maioria delas passarão a ter um peso menor no Ibovespa. As cinco ações que terão o maior peso na composição do Ibovespa para o terceiro quadrimestre serão as preferenciais da Petrobras (15,078%), as preferenciais classe A da Vale (12,136%), as preferenciais do Itaú-Unibanco (5,565%), as ordinárias da BM (4,463%) e as preferenciais do Bradesco (3,843%).

Já no IBrX-100, que lista as 100 ações mais negociadas na Bovespa, terá a entrada das ordinárias da Abyara, as preferenciais do BicBanco, as ordinárias da Plascar e as ordinárias da LLX. Na outra ponta, saem as ordinárias da Eternit, as ordinárias da Kleper Weber, as ordinárias da Log-In e as preferenciais classe B da Unipar. No IBrX-50, entram as preferenciais da Ultrapar e saem as ordinárias da OGX.

A terceira e última prévia dos índices da Bovespa será divulgada no último dia útil antes da entrada em vigor das novas composições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação