postado em 20/08/2009 09:08
O Banco Central começou os preparativos para o concurso de analistas e técnicos. As 500 vagas foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento no fim de julho. O prazo limite para publicar o edital é janeiro. Mas o banco não deverá esperar tanto. A expectativa é que as regras da seleção sejam conhecidas em novembro e as primeiras provas sejam aplicadas em janeiro.Atualmente, os diversos departamentos realizam processo seletivo interno e, em breve, vão encaminhar à gerência de recursos humanos os relatórios com a necessidade de pessoal de cada um. Após essa fase, será aberta licitação para a escolha da organizadora responsável pelo concurso. As instituições mais cotadas são o Cespe - que atualmente realiza a seleção de 20 procuradores do BC - e a Fundação Carlos Chagas, que esteve à frente do processo no último concurso, em 2005.
De toda forma, há pressa para nomear e dar posse aos aprovados. O elevado número de aposentadorias previstas para os próximos anos faz com que cerca de 1,8 mil servidores ativos estejam aptos a pendurar as chuteiras, o que poderá provocar um desequilíbrio e comprometer o bom funcionamento do banco. Além disso, como 2010 é um ano eleitoral, as nomeações devem ser feitas até o início de julho para que não sejam suspensas por infração à legislação eleitoral.
Do total de vagas, 350 são para analistas e 150 para técnicos. A remuneração inicial é de R$ 4,2 mil e R$ 12 mil, respectivamente. As oportunidades atenderão às nove regionais e à sede, em Brasília.