Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 22/08/2009 09:00
Os bancos insistem em descumprir as normas do Banco Central e do Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito ao atendimento aos clientes. No novo ranking de reclamações atualizado pelo Banco Central em julho, o Itaú Unibanco ocupa a primeira posição entre as instituições com mais de um milhão de clientes, com 207 reclamações consideradas procedentes. A seguir vem o HSBC, o Bradesco, o Banco do Brasil e o Santander.Em julho, as reclamações dos clientes bancários se concentraram na liquidação antecipada. Foram 193 no mês. A liquidação antecipada de uma operação financeira implica no desconto dos juros embutidos nas prestações futuras para o cliente. Essa regra só não vale para os contratos firmados até dezembro de 2007, data da resolução que fixou a regra para o desconto. Parece que os bancos se esquecem disso.
Além da liquidação antecipada, os clientes reclamam do atendimento, da cobrança irregular de tarifas de prazos não cumpridos. A lista é grande, mas, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), está impossível fazer comparações com as informações liberadas pelo Banco Central. ;O Banco Central alterou a metodologia. Houve uma queda expressiva de reclamações procedentes e um crescimento, também significativo, de outras reclamações a partir de abril;, disse a economista do instituto, Ione Amorim.
Questionamento
Sem conseguir identificar o motivo da migração das reclamações, Ione Amorim disse que o Idec vai questionar o BC. ;Do jeito que está parece que melhorou a avaliação dos bancos, mas isso não é verdade;, acrescentou. De acordo com a economista, em julho, por exemplo, o total de reclamações procedentes é de 540, enquanto sobe para 3.159 as outras reclamações, que não são detalhadas pelo BC. Em junho do ano passado, a situação era exatamente o inverso. As reclamações procedentes somavam 3.058, enquanto apenas 870 eram classificadas como outras reclamações.
Procurado pelo Correio, o Itaú Unibanco disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que sempre avalia com atenção a informação sobre as reclamações procedentes. ;Apesar da redução de 17% em relação ao índice do mês anterior, temos que trabalhar ainda mais na melhoria da qualidade de atendimento para atingir a expectativa de nossos clientes;, diz a nota. Posição idêntica tem o HSBC, que disse que leva em consideração o ranking para aprimorar o atendimento aos clientes e usuários de seus produtos e serviços.
Já o Bradesco alegou que a sua presença no ranking reflete a inclusão dos registros do banco BMG, adquirido pela instituição. ;O Bradesco vem adotando providências para a normalização, o que poderá, eventualmente, demandar mais um tempo.; O Banco do Brasil, com a maior rede de agência e base de clientes, garante que tenta atender todos os correntistas da melhor forma possível.