postado em 25/08/2009 23:05
A rede de distribuição de energia elétrica poderá, em breve, ser utilizada para acesso à internet por banda larga e também para transmissão de vídeo e voz, viabilizando os serviços de TV por assinatura.
A última etapa de regulação que faltava para permitir a exploração comercial dessa tecnologia, conhecida como Power Line Communications (PLC), foi dada NESTA TERÇA (25/8) com a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) das regras a que estarão sujeitas as distribuidoras de energia.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia regulamentado a sua parte nessa tecnologia. Uma boa notícia é que as regras da Aneel determinam que 90% do lucro obtido pelas distribuidoras com a exploração da tecnologia PLC terão que ser repassados aos consumidores.
Esse repasse será feito por meio de desconto nas tarifas cobradas pelo fornecimento de luz, o que deverá ocorrer no momento das revisões contratuais das distribuidoras que, em média, ocorrem a cada quatro anos. (Leia mais no Blog da Vida Moderna)