postado em 26/08/2009 15:47
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na tarde desta quarta-feira (26/8) que o Brasil deverá ser alçado a grau de investimento pela agência de rating Moody's, provavelmente em setembro.
"A Moody's está revendo a nota do governo, e dá sinais de que vai nos dar um upgrade; portanto, nos promover a grau de investimento".
[SAIBAMAIS]A Moody é a última ds três mais importantes agências de risco a elevar a classificação do Brasil a grau de investimento (avaliação de credibilidade à condição de solvência do país).
Debilidade
O ministro acredita que a notícia, partindo de um momento em que o cenário externo está em debilidade, ressalta os importantes avanços da economia brasileira, que desde o estouro da crise econômica mundial tem sido estimulada por políticas anticíclicas de desoneraão fiscal, o que aumentou o poder de compra do trabalhador e impulsionou a demanda interna. "É bom que isso aconteça logo após a crise econômica mundial, pois houve a possibilidade de a agência ver como o Brasil passou por ela. O que prova, portanto, que merecermos uma nota melhor".
O Brasil recebeu a primeira elevação a grau de investimento pela agência Standard & Poor's, em 30 de abril de 2008. Semanas depois, em 12 de maio, foi a vez da agência Fitch também alçar o Brasil à condição de bom pagador.