Agência France-Presse
postado em 28/08/2009 20:20
A Argentina anunciou nesta sexta-feira (28/8) que adotará o sistema de televisão digital japonês, acompanhando a opção feita pelo Brasil, em um ato que contou com a presença dos presidentes Cristina Kirchner e Luiz Inácio Lula da Silva, em Bariloche, onde acontece a Cúpula da Unasul.
[SAIBAMAIS]"Adotamos o padrão japonês porque permitirá democratizar (o acesso), chegando a todo o país com a melhor tecnologia e todos os serviços complementares", disse Kirchner, após assinar os documentos com Lula e com representantes do governo do Japão.
Para Lula, "a adoção do sistema cria condições para estabelecer um pólo tecnológico regional". O presidente destacou que "a Argentina poderá oferecer a sua população todos os benefícios de um sistema de comunicação moderno e competitivo".
A Argentina modernizará seu sistema de transmissão televisiva usando o mesmo modelo adotado pelo Brasil, o ISDB-Tb (ISDB-T padrão japonês), cuja versão brasileira foi batizada de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital).
Kirchner destacou que a medida representa "um salto tecnológico para os argentinos, e a reafirmação de uma coisa muito importante para a América do Sul, a aliança estratégica entre Argentina e Brasil, com um sócio e protagonista muito importante que é o governo do Japão".
A presidente argentina afirmou ainda que "o Japão participará ativamente na modernização da televisão pública", acrescentando que o processo será feito com transferência de tecnologia com isenção do pagamento de royalties.
Na cerimônia, um memorando foi assinado com o governo do Japão para a introdução da tevê digital baseada no padrão japonês e a cooperação para o desenvolvimento da indústria.
Kirchner e Lula, por outro lado, assinaram o Acordo Complementar de Cooperação na área de Televisão Digital entre o ministério das Comunicações do Brasil e o minsitério de Planejamento Federal da Argentina.
Os dois presidente fizeram um apelo conjunto a seus pares da região, pedindo que também adotem o mesmo padrão de TV digital.
Com a decisão assinada nesta sexta-feira, o governo argentino invalida a opção que havia feito pelo padrão americano de TV digital em 1998, ainda no governo do ex-presidente Carlos Menem (1989-1999).
A Argentina analisou durante uma década qual modelo adotar, entre o japonês, o ATSC dos Estados Unidos e o DVB-T europeu.
O padrão japonês de televisão digital foi adotado pelo Brasil em 2006. Em abril deste ano, o Peru também adotou que modernizaria seu sistema de televisão pública com o modelo japonês.