Nem todos os jovens são imaturos e profissionalmente inexperientes. Cada vez mais, a juventude mostra seu poder de superação no trabalho e prova que pouca idade não é impedimento para ingressar no mundo dos negócios. A edição 2009 da pesquisa Perfil do Franqueado Brasileiro, realizada há 14 anos pela consultoria paulistana Rizzo Franchise, revela uma importante guinada entre os jovens empresários, na faixa etária de 25 anos, que são donos de franquias no Brasil. A participação desse público no setor cresceu 17% em relação ao ano passado e, hoje, eles somam 12.015 em todo o país. Segundo o autor da pesquisa, Marcus Rizzo, o resultado não surpreendeu os especialistas no ramo. A presença da juventude no mercado de franquias era algo esperado.
O estudo mostrou que os jovens poderão ter uma fatia ainda maior dentro do setor nos próximos anos. Dos 603.330 candidatos inscritos a uma franquia, 97.136 (16,10%) são pessoas com até 25 anos. O dado revela que ocorreu um aumento de 50,5% no interesse dos jovens em ter o próprio negócio por esse sistema. Marcus Rizzo prevê que dos 97.136 desejosos em montar uma franquia, a maioria não conseguirá concretizar o sonho. De acordo com o pesquisador, o setor de franquias deverá ter uma expansão, este ano, de no máximo 12%.
Embora a vontade dos jovens seja muito grande, eles não contam com muito dinheiro. A falta de capital empurra a maior parte para os pequenos negócios. Do total dos franqueados até 25 anos, 43% têm até R$ 80 mil para investir, outros 42% dispõem de R$ 81 mil a R$ 120 mil, 11% entre R$ 121 mil e R$ 200 mil e 4% deles mais de R$ 200 mil.
O presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Eduardo Augusto Machado, explicou que esse cenário configura um forte motivo para que o percentual de jovens tenha aumentado nesse segmento. ;Quanto menor é o tamanho da franquia(1), menos burocracia para abrir o negócio, menor também é o capital de entrada e maior a possibilidade de se tornar representante de uma marca. Por isso, nos dois últimos anos, os jovens encontraram mais facilidade para abrirem pequenos negócios, principalmente no formato quiosque;, disse ele.
De acordo com a pesquisa, alimentação, vestuário, saúde e beleza são os setores que mais contemplam o sistema de franquia(2). Para Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a representação de marca aparece como a melhor alternativa para o jovem se tornar um empresário. ;O tempo médio para uma empresa amadurecer vai de quatro a cinco anos. Para uma franquia, esse tempo cai para um ano a seis meses.;
Segundo o executivo, os finaciamentos bancários, com linhas de crédito específicas para franqueamento, também servem para favorecer essa parcela do empresariado.
1 - O sistema
Franquia ou franchising comercial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. No Brasil, a Lei n; 8.955, de 15 de dezembro de 1994, dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising). Existem outras formas de licenciamento de marcas, mas somente as que cumprem o disposto na lei podem ser tratadas como contratos de franquia.
2 - Avanço
Existem, hoje no país, 148.720 franquias, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2008, quando elas somavam 133.496. Desse total, 23.173 são operadas pelos franqueadores (unidades próprias) e 125.547 estão nas mãos dos franqueados, sendo que alguns deles operam mais de uma unidade de negócio.