postado em 30/08/2009 18:40
De olho em ingressar numa das carreiras da elite do serviço público e num salário de R$ 14.549,53, cerca de 7 mil pessoas enfrentaram na tarde deste domingo o concurso que selecionará 20 novos procuradores do Banco Central. Os candidatos enfrentaram, além da alta concorrência ; 380 aspirantes por vaga ;, uma prova extensa e avaliada como difícil pelos concurseiros.Em Brasília, uma das dez cidades onde foi realizado o concurso do BC, cerca de 1,8 mil pessoas fizeram a prova. Os portões do UniCeub foram fechados às 14h sem que o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) tivesse registrado atrasos. A abstenção ficou em torno de 15%, com 289 ausentes contabilizados.
[SAIBAMAIS]A prova para procurador do Banco Central consistiu de 100 questões de múltipla escolha, com cinco itens cada, que demandaram conhecimentos profundos de direito e específicos da carreira do órgão financeiro. Dos 7 mil candidatos, serão selecionados e convocados somente os 300 melhores para a prova discursiva, ainda sem data marcada. Os classificados também passarão por investigação de vida pregressa, análise de títulos e curso de formação.
Planejamento
Além do concurso do Banco Central, cerca de 9,4 mil candidatos disputaram ontem uma das 100 vagas de especialistas em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento. Outra carreira da chamada elite do serviço público, teve disputa de 94 aspirantes por vaga e terá remuneração de R$ 10,9 mil.