Economia

China empresta 600 milhões de dólares a Cuba

Agência France-Presse
postado em 02/09/2009 19:30
A China anunciou nesta quarta-feira um empréstimo de 600 milhões de dólares a Cuba, durante uma visita à ilha do líder do parlamento chinês Wu Bangguo, informaram fontes diplomáticas.

Wu, segundo homem mais poderoso do Partido Comunista chinês, chegou na terça à noite para uma visita de três dias.

Ele se encontrou com o líder do parlamento cubano Ricardo Alarcon, com quem assinou uma série de acordos bilaterais que incluem dois empréstimos: um de 260 milhões de dólares, para a compra de 10 carregamentos de grãos, e outro, de 300 milhões de dólares, para ajudar na modernização do sistema de telecomunicações da ilha.

Havana também contará com o crédito concedido por Pequim para investir na televisão cubana, indicou um porta-voz da missão diplomática chinesa, sem especificar o montante.

Além disso, a China doou nove milhões de dólares, ofereceu uma linha de crédito no mesmo valor e outra, preferencial no valor de um milhão de dólares, para investimentos em projetos que serão determinados pelo governo cubano.

Os dois países também ampliaram sua cooperação em áreas como a sinalização no trânsito, a agricultura e a criação de animais.

Wu se encontrará com outras autoridades cubanas, mas não tem nenhuma reunião agendada com o presidente Raul Castro ou com Fidel, líder da revolução comunista cubana.

A visita coincide com uma viagem à Ásia do ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodriguez, que foi a Pequim nesta quarta-feira.

A China é uma fonte vital de recursos para Cuba, além de ser seu segundo maior parceiro comercial depois da Venezuela, com 2,6 bilhões de dólares em comércio bilateral por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação