Agência France-Presse
postado em 03/09/2009 17:29
Os preços do petróleo se mantiveram estáveis nesta quinta-feira (3/9) em Nova York, com o barril de referência perdendo alguns centavos diante da estabilidade do mercado e estatísticas pouco animadoras, na véspera de ser divulgado o relatório mensal sobre o emprego nos Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em outubro perdeu nove centavos em relação ao fechamento de quarta-feira, encerrando a 67,96 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento caiu 54 centavos, fechando a 67,12 dólares.
"O mercado financeiro é um fator importante neste momento", constatou o analista independente Ellis Eckland.
Com índices estáveis em Wall Street na hora do fechamento do petróleo, os preços do barril não conseguiram manter o leve impulso registrado na abertura, com a disparada de 5% na Bolsa de Xangai.
"A queda dos preços se deu quando a Bolsa chinesa havia perdido 6%. Existe neste momento uma ligação clara entre os resultados das Bolsas e os acontecimentos registrados no mercado do petróleo", destacou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
Os preços também tinham se beneficiado das diminuições das reservas de bruto e de gasolina nos Estados Unidos e da estabilização da demanda, evidenciada pelo relatório semanal do Departamento da Energia sobre os estoques.
O barril de referência cedeu nos últimos minutos da sessão, num momento em que os investidores se preparavam para a publicação dos sempre muito aguardados números mensais do emprego nos Estados Unidos.
O recuo menos importante que o previsto do número de novos desempregados inscritos nos Estados Unidos, revelado nesta quinta-feira, alimentou a prudência do mercado.