Agência France-Presse
postado em 10/09/2009 17:49
Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (10/9) pela quarta sessão consecutiva em Nova York e Londres, sustentados por uma desvalorização do dólar e pela divulgação de dados alentadores sobre a demanda.
[SAIBAMAIS]Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro terminou a 71,94 dólares, uma alta de 63 centavos.
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent com o mesmo vencimento registrou uma leve alta de 3 centavos, cotado a 69,86 dólares.
Vacilantes durante boa parte do pregão, os preços tiveram "um forte aumento na última hora" das operações, observou Ellis Eckland, corretor independente. "O dólar caiu, é um fator de apoio, e a bolsa subiu, também um fator de apoio", explicou.
O enfraquecimento da moeda americana e a alta dos mercados financeiros refletem, de maneira geral, o otimismo dos investidores sobre as perspectivas econômicas, em consequência da demanda do petróleo.
O mercado teve dificuldades para encontrar uma direção depois da divulgação dos dados semanais sobre as reservas de petróleo dos Estados Unidos.