postado em 11/09/2009 12:58
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (11/09) que o resultado do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre do ano, de 1,9%, divulgado hoje pelo IBGE, é uma ótima notícia para o povo brasileiro. Significa, segundo ele, que o Brasil saiu da recessão e está crescendo desde abril. Na avaliação dele, os números mostram que o país tomou as medidas corretas para enfrentar a crise. "O governo brasileiro tomou as medidas adequadas, na hora certa e na medida certa. Ísso é reconhecido por todo o mundo", afirmou.
[SAIBAMAIS]Segundo Meirelles, o Brasil é um dos primeiros países a sair da crise e está na liderança do crecimento econômico mundial. O presidente do BC afirmou ainda que diante dos dados do IBGE é possível assegurar que o PIB fechará o ano com resultado positivo. A previsão do BC é de crescimento de 0,8%, mas esse número está sendo revisado e a nova projeção será divulgada no fim deste mês.
De acordo com ele, o Brasil já apresenta alguns indicadores melhores do que antes da crise. Entre eles estão as reservas cambiais, que em outubro do ano passado estavam em US$ 205 bilhões e agora somam US$ 220 bilhões.Outro indicador é a taxa de desemprego, que fechou mês de julho em 8%, o menor resultado para meses de julho da série história do IBGE.
Apesar dos números positivos, Meirelles assinalou que ainda há muito o que fazer. "Ainda não é hora de baixar a guarda", avisou.