postado em 11/09/2009 15:27
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles comemorou o resultado do PIB no segundo trimestre, mas advertiu a hora não é de baixar a guarda. Ele considerou positivo, mas lembrou que há muito a ser feito ainda.
[SAIBAMAIS]Para ele, é possível que o país tenha crescimento positivo neste ano, mas a projeção do BC só deverá ser divulgada no final de setembro, quando será anunciado o Relatório de Inflação. Meirelles lembrou que o país está crescendo desde abril e saiu da crise antes dos outros.
"Sem sombra de dúvida, é uma excelente notícia para o povo brasileiro. Isto evidencia que o país já saiu da recessão, antes que a maioria dos países".
Meirelles disse ainda que dados preliminares indicam que o Brasil é um dos líderes , talvez o principal, do crescimento no segundo trimestre, da recuperação e "da saída da recessão".
Em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou que a economia crescerá 1%. Ele comemorou o anúncio de que a economia cresceu no segundo trimestre do ano.
A economia brasileira cresceu 1,9 % no segundo trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior. A maior elevação foi registrada no setor industrial, cuja alta na produção chegou a 2,1%. Já o setor de serviços apresentou elevação de 1,2%. Na agropecuária, houve queda de 0,1%.
Em relação ao segundo trimestre de 2008, porém, o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de bens e serviços produzidos no país - teve queda de 1,2%. Até setembro do ano passado, no entanto, a economia do país ainda não havia sofrido os efeitos da crise financeira internacional.