postado em 11/09/2009 19:13
A expansão de 1,9% da economia no segundo trimestre deste ano, comparado ao trimestre anterior, mostra que o setor produtivo começa a dar sinais de melhora, de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Ele ressalta, porém, que ;a verdadeira recuperação da atividade industrial só ocorrerá em 2010;.[SAIBAMAIS]O presidente da Fiesp entende que o pior da crise financeira mundial já passou e diz que ;podemos ver com otimismo o fim da recessão técnica e o crescimento de 2,1% da indústria nacional;, ante o trimestre anterior, quando o setor sofreu queda de 8,6% e promoveu desemprego em diferentes setores.
Em nota, Skaf analisa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país, e manifesta crença em um ;cenário de recuperação continuada da atividade econômica; no segundo semestre deste ano.
Ele lembra que a indústria foi o setor mais atingido pela crise, com quedas acentuadas de até 10%, como na área de transformação. Por isso, acredita que a recuperação industrial será a mais lenta entre todos os segmentos da economia.
Mesmo com o resultado positivo do segundo trimestre, acima das projeções do mercado, Skaf acha que dificilmente o PIB terá expansão positiva neste ano, devendo ficar entre -0,3% e 0%. Mas, para 2010 a previsão é mais otimista e ele espera crescimento em torno de 4,5%, influenciado pela demanda interna e por ;um cenário externo menos adverso;.