postado em 14/09/2009 18:09
Funcionários dos Correios podem entrar em greve a partir da 0h de quarta para quinta-feira desta semana. A categoria realiza assembleias em todo o país nesta quarta-feira. No Distrito Federal, os trabalhadores se reúnem em frente ao edifício-sede da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), no Setor Bancário Norte.
[SAIBAMAIS]Os funcionários reivindicam aumento linear de R$ 300, reposição da inflação e das perdas salariais dos últimos anos (que, de acordo com eles, foram de aproximadamente 40%), manutenção do monopólio da ECT sobre a atividade postal e contratações imediatas.
Os Correios já fizeram uma contraproposta às demandas dos trabalhadores, que ficou aquém do que foi pedido. A empresa quer reeditar o acordo coletivo do ano passado e reajustar salários e benefícios em 4,5%. Os funcionários decidirão nas assembleias desta quarta se aceitam o oferecimento ou se deflagram greve.
Memória
Em 2008, também durante uma campanha salarial, o serviço postal ficou paralisado por 18 dias e, de 420,6 milhões de correspondências postadas, 69% chegaram aos destinatários.Várias pessoas, por não receberem o boleto, pagaram contas em atraso e tiveram que arcar com multas.