Economia

Gigantes da aviação brasileira perdem mercado em 2009

postado em 14/09/2009 19:43
As duas maiores empresas brasileiras de transporte aéreo perderam mercado entre 2008 e 2009, é o que indicam os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira. Os motivos estariam na ampliação de serviços de empresas menores e nos efeitos da crise financeira. Até o ano passado, GOL e TAM juntas detinham 92,75% do mercado em relação ao número de passageiros por quilometro rodado, neste ano, a aprticipação das duas gigantes caiu para 84,72%. [SAIBAMAIS]Com o recuo das maiores do mercado, empresas de menor porte, como Webjet, Oceanair e Azul ganham espaço para oferecer sesus serviços. Outro dado que mostra a queda das grandes é a oferta de assentos por quilomento. A participação das duas nesse segmento passou de 93,25% em 2008 para 85,69%, recuo de 7,56 pontos percentuais entre os dois anos. A queda de GOL e TAM ocorre em um perído em que o brasil vai bater recorde de desembarques no turismo doméstico. A expectativa do Ministério do Turismo é de que 2009 feche com 52 milhões de desembarques. O recuo das duas empresas não significa, pórem, que ambas estariam em recessão. Se o mercado cresceu bastante para algumas pequenas, cresceu também para as gigantes, mas em menor proporção, por isso o recuo dos números. Na avaliação de Leonel Rossi Júnior, diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o número de passageiros cresceu em 2009 por causa dos efeitos da crise financeira, que obrigou as emrpesas a baixarem os valores de passagens e pacotes. Mas, segundo ele, o mercado brasileiro ainda tem um potêncial de crescimento grande. "O Brasil é um país continental, então as distâncias são grandes demais e a solução é o avião. Você também tem estaradas precárias e nada seguras que jogam o passageiro para o transporte aéreo", afirma "No país temos 190 milhões de pessoas, mas um número pequeno que viaja de avião. A tendência é que a procura por voos cresça e a concorrência também, existem mais companhias no mercado", avalia. Se as empresas pequenas já começam a tomar uma parcela do mercado, o presidente Luis Inácio Lula da Silva pretende dar mais espaço para elas e botar fogo na briga por passageiros. Em discurso nesta segunda-feira (14/09) na inauguraçao do aeroporto de Boa Vista, em Roraima, Lula criticou a concorrência predatória e afirmou que pretende criar um programa de voos regionais. "Eu determinei ao ministro Jobim e à Anac que produzissem para o governo uma proposta de voo regional, para que a gente possa fortalecer as ligações entre as cidades médias e as cidades menores brasileiras", disse o presidente. "Uma capital como Roraima tem apenas dois voos por dia, um de manhã e outro à noite. Tem cidades médias, com mais habitantes que Boa Vista, e não têm avião regional para lugar nenhum", emendou.

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