postado em 15/09/2009 13:12
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acaba de anunciar, ao sair da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que a taxação da poupança será de 22,5% sobre os rendimentos de quem tem depósitos acima de R$ 50 mil. Segundo o ministro, o projeto precisa ser votado pelo Congresso e, se aprovado este ano, passará a valer em 2010.
Ainda nesta terça-feira (15/09), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, havia explicado que a proposta do governo de tributar os rendimentos da poupança vale tanto para novas aplicações quanto para as já existentes.
[SAIBAMAIS]Barbosa alertou, porém, que os investidores não precisam ter pressa e devem ficar tranquilos porque terão tempo para avaliar se continuam ou não com os depósitos na caderneta.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na manhã desta terça-feira na reunião do CDES, afirmou que é hora de investir. Segundo Lula, o investimento que for feito agora vai demorar três anos para dar resultados. É o tempo que a União Europeia e os Estados Unidos vão precisar para sair da crise econômica mundial, afirmou o presidente, que completou: "Quem estiver preparado deverá sair na frente".
"Todo o mundo sabe que a crise é mundial e não do governo Lula. Mas não vamos abrir mão da nossa responsabilidade social nem do controle da inflação", discursou.