Agência France-Presse
postado em 17/09/2009 21:56
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira que seu governo vai estatizar as torrefatoras de café que não estejam subordinadas "ao interesse do Estado", como parte de seu "projeto socialista" do século XXI.
"Ou elas escolhem o caminho da Constituição e do projeto socialista ou vamos encampá-las, sem qualquer problema (...) Vamos convertê-las em propriedade social nas mãos dos trabalhadores", disse Chávez à imprensa em Caracas.
[SAIBAMAIS]Segundo Chávez, seu projeto do socialismo do século XXI "não nega a propriedade privada, mas ela deve estar subordinada ao interesse do Estado".
"Se as empresas privadas se comportam conforme a lei, podem seguir existindo, mas a lei aqui proíbe o monopólio".
Em agosto passado, e pelo prazo de 90 dias, o governo venezuelano ocupou as torrefatoras Fama de América e Café Madrid, responsáveis por 80% do café oferecido no mercado, alegando práticas abusivas e monopolistas.
Nos últimos meses, Chávez tem nacionalizado setores estratégicos da economia, especialmente empresas produtoras de alimentos básicos, como arroz e massas.
O objetivo é acabar com o desabastecimento, que segundo o governo é causado pelo comportamento dos empresários.
A Venezuela, que adota o tabelamento de preços para vários produtos, teve uma inflação de 15,6% até agosto passado, segundo o índice oficial, que muitos afirmam ser subestimado.