postado em 22/09/2009 17:21
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu na manhã de desta terça-feira (22/9) os projetos enviados ao Congresso Nacional que regulamentam o Pré-sal. Segundo ela, os royalties do petróleo ainda são um ponto de polêmica e discordância, mas, o mais importante do projeto seria a renda do petróleo a ser paga a União. Com os recursos seria formado o Fundo Social, fonte para investimentos expressivos em desenvolvimento e educação.
A ministra discursou por mais de 30 minutos defendendo o marco regulatório durante o seminário Pré-Sal e o futuro do Brasil, realizado pelo Correio Braziliense e Estado de Minas com os Diários Associados.
Durante o evento, Dilma destacou o interesse estrangeiro no petróleo brasileiro, os principais flertes viriam de árabes e chineses, mas eles não seriam os únicos.
"É só você olhar a lista das empresas que participaram da última licitação depois que descobrimos o Pré-sal", disse a ministra ao explicar que após a descoberta, o posicionamento do Brasil mudou em relação ao resto do mundo. Todos teriam mais interesse em investir e financiar o país.