Economia

Para Lobão, tecnologia e investimentos são os maiores desafios do pré-sal

postado em 23/09/2009 15:34
Em discurso durante o seminário Pré-sal e o futuro do Brasil, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão afirmou que os maiores desafios do pré-sal são do ponto de vista tecnológico e de investimentos. Nem o ministro nem técnicos da Petrobras arriscam dizer quanto será necessário para que o pré-sal se torne realidade. Mas fala-se em cifras de centenas de bilhões.

Segundo Lobão, haverá um expressivo aumento na demanda ao setor produtivo do país. "Haverá uma verdadeira revolução de equipamentos para a exploração do petróleo. Essas perspectivas de elevados investimentos fez [SAIBAMAIS]com que fosse encaminhada ao Congresso uma proposta de capitalização da Petrobras", disse, ao explicar que essa capitalização vai aumentar a capacidade de investimentos da estatal.

Os principais interessados em investir esses recursos bilionários no país são China e Arábia Saudita. Mas uma lista grande de outros países já começa a se interessar pela bandeira verde e amarela. O único entrave que ainsa atrasa esses recursos é a falta de um marco regulatório para o pré-sal. "Vamos fazer as licitações somente depois de fazer a lei, que esperamos que seja votada com rapidez. Respeitando, como país civilizado que somos, todos os contatos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação