postado em 23/09/2009 18:32
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) anunciou nesta quarta-feira (23/9) o lançamento de um programa gerenciador de contas para ajudar no controle de gastos.
A ferramenta, que promete evitar que os cidadãos caiam na armadilha do crédito rotativo, foi divulgada na 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que se realiza Vitória, desde domingo (20/9).
[SAIBAMAIS]Dados do Banco Central revelam que a inadimplência das operações com cartão é maior que nas outras operações de crédito. E, em julho deste ano, 28,3% das transações apresentavam atraso superior a 90 dias.
O programa criado pela CNDL faz cálculos para medir o tamanho da dívida do consumidor e funciona de maneira simples e didática. O interessado deve informar dados básicos como renda, despesas fixas e variáveis, número de pessoas dependentes e, a partir daí, a ferramenta calcula a capacidade de gastos, podendo até sugerir a criação de um fundo de poupança dentro do perfil médio apresentado.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o programa tentará ajudar o consumidor para que ele não extrapole seu orçamento e não precise pagar juros sem necessidade, pois dinheiro gasto com juros é dinheiro desperdiçado. "Dinheiro gasto com juros não oferece nada de alegria", afirmou Pelizzaro.
A ferramenta entrará em funcionamento em até 45 dias e estará disponível no site da CNDL (www.cndl.org.br) para pessoas físicas ou jurídicas. Será possível usar o programa online ou baixar a versão da internet para o próprio computador, sem custo.