Economia

Petrobras vende 3,75 milhões de metros cúbicos de gás natural com deságio de 36%

postado em 24/09/2009 09:25
A Petrobras conseguiu, no leilão eletrônico para venda de gás natural realizado nessa quarta-feira (23/9), comercializar 3,75 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, com deságio médio de 36% sobre os valores vigentes nos contratos de longo prazo. O prazo de fornecimento é de outubro de 2009 a março de 2010.

O leilão inaugurou uma modalidade contratual de comercialização com as distribuidoras e marcou o início do desenvolvimento do mercado secundário de gás natural no país. Nesse leilão, além do prazo de fornecimento de seis meses, novas regras incentivam o aumento do consumo a partir da redução progressiva do preço.

[SAIBAMAIS]Na avaliação da Petrobras, o grande destaque no leilão foi o fato de 17 distribuidoras terem adquirido quantidades de gás natural que as habilitam a retirar, ao longo dos seis meses, volumes adicionais aos arrematados com preços inferiores aos do leilão. ;Ou seja, quanto maior for o consumo pelas distribuidoras, menor o valor pago pela molécula;, diz a empresa em nota.

A Petrobras deverá ofertar sistematicamente novos volumes de gás natural com essas novas regras. ;Os volumes futuros a serem comercializados nos próximos leilões a título de gás para o mercado secundário, no entanto, serão definidos a partir da previsão de demanda do mercado termelétrico;, esclareceu a companhia.

Segundo a estatal, as novas regras do leilão permitem às distribuidoras ofertar aos consumidores finais preços ainda mais competitivos e com prazo maior de suprimento. ;Essa nova modalidade de leilão é uma iniciativa da Petrobras para promover o desenvolvimento no Brasil do mercado secundário de gás natural, ofertando às distribuidoras os volumes disponíveis para as termelétricas que não serão demandados até março de 2010 e parte do contratado com as companhias estaduais em longo prazo, mas não consumido no momento;, explicou a empresa.

Pelas novas regras, as companhias podem retirar até 22 milhões de metros cúbicos por dia acima dos volumes que vêm sendo consumidos nos contratos de longo prazo vigentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação