Economia

Déficit em transações do Brasil com o exterior aumentará 61% em 2010

postado em 24/09/2009 10:49

A retomada do crescimento econômico vai aumentar de forma significativa o rombo das contas externas em 2010. Segundo o Banco Central (BC), o déficit em transações correntes do país com o exterior baterá em 29 bilhões de dólares, um aumento de 61% ante 2009. Por conta da retomada da atividade econômica, o BC também elevou a previsão de déficit para este ano, de 15 bilhões de dólares para 18 bilhões.

Esses números maiores refletem principalmente o aumento das importações, tanto neste ano quanto em 2010. Pelas contas do BC, neste ano o déficit maior decorrerá do aumento das remessas de lucros e dividentos por multinacionais instaladas no país, que passaram de 17 bilhões de dólares para 22,3 bilhões.

Para o ano que vem, o que pesará mais para o déficit será o volume maior de importações, estimado pelo BC em 148 bilhões de dólares. Já as remessas de lucros e dividendos no próximo ano devem cheger 26 bilhões.

Brasileiros viajam mais ao exterior
Devido ao aumento da renda e do emprego, e à menor cotação do dólar, os brasileiros devem ampliar as viagens para o exterior. Até o mês passado, o BC acreditava que o déficit nas contas-viagem seria de 3 bilhões. Agora, já prevê um buraco de 4,5 bilhões de dólares. Para 2010, a previsão do BC é de que os gastos de brasileiros fora do país superem em 5 bilhões as receitas trazidas por turistas estrangeiros em viagem pelo Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação