postado em 25/09/2009 11:23
O brasileiro está mais otimista quanto aos rumos da economia, mostrou nesta sexta-feira (25/08) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No segundo trimestre do ano, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor registrou 115,4 pontos, ante os 110,3 pontos marcados nos primeiros três meses do ano. A variação entre os dois períodos foi de 4,7%, fazendo com que o índice voltasse aos patamares do pré-crise, quando registrou 115,6. Também ficou 0,6 ponto percentual abaixo do patamar histórico de confiança do consumidor, de 116 pontos, conseguido no terceiro trimestre de 2006.
[SAIBAMAIS]Em nota, a CNI explicou que todos os seis componentes do INEC registraram alta na comparação com a pesquisa anterior. Entretanto, a maior variação positiva verificou-se na expectativa do brasileiro com relação ao desemprego, que passou de 118,4 pontos, no primeiro trimestre do ano, para 129,6 pontos, no segundo trimestre.
O otimismo do brasileiro gerou uma alta de 9,5% pontos, que já foi percebida, por exemplo, nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou uma alta do emprego em agosto. Assim como também indicou que há mais brasileiros em busca de uma vaga no mercado de trabalho, o que reflete esse maior otimismo.