Economia

Diretor: BC é mais importante do que quem eventualmente ocupe o comando da instituição

postado em 25/09/2009 13:56
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Mário Mesquita, enfatizou nesta sexta-feira (25/9) que a instituição é mais importante do que quem eventualmente ocupe a direção.

;Independentemente da composição da diretoria, o Banco Central continuará fazendo o seu papel, trabalhando para entregar a inflação na meta. Isso é um compromisso que não é só da direção, mas de toda a instituição;,.
Mesquista fez a afirmação em reposta a jornalistas que que levantaram a possibilidade de Henrique Meirelles deixar a presidência do banco para concorrer a cargo público nas eleições de 2010 e ser substituído pelo diretor.

[SAIBAMAIS]Segundo Mesquista, os resultados da política monetária se devem a todos os funcionários. Ele disse ainda que foram equivocadas as análises de que o regime de metas de inflação, adotado pelo Brasil, não seria capaz de dar conta da crise financeira internacional, agravada em setembro de 2008.

Para Mesquita, ;esse regime tem servido ao país muito bem; e ajudou o Brasil a superar a crise iniciada no ano passado e também a de 2001.

;Desconfiar da autoridade monetária tem dado resultados ruins;, acrescentou. Mesquita enfatizou que a calibragem na condução da política monetária (definição da taxa básica de juros, a Selic) foi correta porque a inflação e as expectativas estão dentro da meta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação