Jornal Correio Braziliense

Economia

Brasileiro recupera o otimismo pré-crise

O brasileiro que antes temia o desemprego agora sonha com rendimentos mais polpudos, refletindo otimismo em trajetória crescente que só perde para o período pré-crise, em 2008. No terceiro trimestre deste ano, os seis indicadores que compõem o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) registram variação positiva, indicando uma melhora substancial da percepção de retomada econômica, conforme mostrou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De julho a setembro, o indicador somou 115,4 pontos, ante os 110,3 pontos do trimestre anterior. A variação entre os dois períodos foi de 4,7%, fazendo com que o índice voltasse a igual patamar de 2008, quando registrou 115,6.

Dos indicadores, o que registrou variação mais positiva foi o que mediu a relação do brasileiro com o desemprego ; quanto maior a nota, menos chance ele vê de ficar sem trabalho. Entre julho e setembro, o índice avançou 9,5% ante o trimestre imediatamente anterior, o maior crescimento desde os quatro últimos meses de 2006, com 132,8 pontos. ;É um resultado que mostra o que o brasileiro tem vivido, desde o ano passado. E acontece por uma razão simples: ele tem visto que seu vizinho tem conseguido emprego, o que faz com que ele fique mais otimista em buscar trabalho;, avalia a economista Luiza Rodrigues, do Banco Santander.

Entre julho e setembro, o indicador que mede a expectativa quanto à inflação registrou variação de 3,7%, quando comparado com o resultado do segundo trimestre. ;Isso, na verdade, quer dizer que o brasileiro está mais confiante que a inflação vá cair;, explica o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. As expectativas para a renda pessoal (3%), situação financeira (5,9%) e compras de maior valor (3,1%) também foram melhores que as verificadas entre abril e junho.