BANCOS FECHADOS
Greve não impede a realização de alguns serviços. Consumidor precisa ficar atento Pagamento de contas
Pode ser feito pela internet, telefone ou caixa eletrônico. Faturas de água e energia elétrica, por exemplo, são aceitas em casas lotéricas
Depósitos
Só nas agências que possuem auto-atendimento. Não há garantias de que o serviço será prestado no tempo normal
Compensação de cheques
Fica mais lenta
Saques
Dependendo do limite, o cliente tem como opção o caixa eletrônico e as casas lotéricas se tiver conta em banco público
Reclamações
Centrais de atendimento continuam funcionando. O Procon e o Ministério Público também podem ser acionados pelos correntistas que se sentirem prejudicados
Negociação
Pedidos de parcelamento, isenção de multa e juros devem ser solicitados às empresas responsáveis pelo produto ou serviço, não aos bancos
Ir e vir do dinheiro
De acordo com os bancos, transferência de recursos via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED) estão ativas. A greve também não atrapalhou o recolhimento de depósitos e o abastecimento de dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos
Mapa
A Febraban colocou em seu site (www.febraban.org.br/buscabanco) um localizador de agências ou postos de atendimento em qualquer lugar do país
O QUE NÃO É POSSÍVEL FAZER
Apesar de práticos, caixas eletrônicos nem sempre resolvem
Faturas em atraso
Não é possível pagar no auto-atendimento
Saques superiores
Dependendo da quantidade de dinheiro desejada, saques são limitados
Boletos sem código de barras
Sem a identificação por códigos quitação fica prejudicada
Parcelamento
Alguns equipamentos não aceitam parcelar faturas
Talões de cheque
Impressão de folhas avulsas não está disponível em todas as agências