postado em 30/09/2009 09:54
O consumidor que deixou para esta quarta, último dia, a compra de um carro com isenção total do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) pode amargar uma espera de até 60 dias para receber o produto. Com a intensa procura na reta final dos 100% de isenção, os estoques das concessionárias baixaram e diversos modelos, especialmente os mais populares, estão em falta em algumas lojas. Antes de adquirir o carro novo, o consumidor precisa confirmar com o vendedor se o veículo comprado está faturado ou não na montadora como isento de IPI. O imposto sobre o valor do veículo de potência 1.0 passará, de acordo com as regras do governo, a ser de 1,5% para os modelos faturados a partir de amanhã.Para veículos com motorização entre mil cilindradas e 2 mil cilindradas, a nova tributação passará a ser de 8% em outubro, ante os 6,5% em vigor até hoje. As reduções de alíquotas de IPI devem voltar gradativamente para os patamares de 2008 até 1; de janeiro do próximo ano. O governo espera retomar a normalidade ; sem os incentivos fiscais ; no mercado automotivo a partir de janeiro.
A informação de que o consumidor que estiver em busca de carro com isenção total do IPI não tem mais a garantia de que concretizará seu desejo é confirmada pelos empresários do setor. Como a procura foi grande, alguns modelos se esgotaram e serão faturados somente em outubro, quando a isenção não será mais de 100%. Os sindicatos de concessionárias de diversos estados confirmam que o movimento está pelo menos duas vezes maior nos últimos dias de IPI zero.
Disponibilidade
;Todo mundo está aproveitando a oportunidade. Quase todos os modelos estão sem disponibilidade, mas se o carro faturar até hoje ainda pega isenção total;, explicou a gerente de vendas da concessionária Esave no DF, Maria Lúcia Arantes.
Segundo o Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do DF (Sincodiv), setembro foi um mês recorde de vendas para o setor. ;Essa redução, desde dezembro do ano passado até hoje, fez com que o segmento aumentasse postos de trabalho e com que o mercado interno absorvesse o que deveria ser exportado e não foi;, avaliou o presidente da Sincodiv DF, Ricardo Lima. O representante das concessionárias acredita que o ;efeito psicológico; do fim do IPI zero ajudou a lotar as lojas de carros, onde a ;pechincha; foi uma característica na hora de fechar o negócio.
;Os concessionários não informam como estão os estoques, mas com certeza alguns modelos já se esgotaram por causa da alta demanda, principalmente os populares;, disse o presidente da Sincodiv São Paulo, Octávio Leite Vallejo.
Desonerações
O decreto que estipulou prazos para que as alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) de carros voltassem aos patamares normais também deu datas para o fim do incentivo aos produtos da linha branca de eletrodomésticos (geladeiras, fogões e tanquinhos) e materiais de construção. No fim de outubro, termina a isenção para a linha branca e, em dezembro, a dos produtos da construção civil.