postado em 01/10/2009 07:15
*Em maio do ano passado, o Correio publica reportagem com dois motoristas que haviam sofrido acidente em que houve soltura de roda traseira do Fiat Stilo. Ficava a dúvida: a roda teria soltado e provocado o acidente ou somente teria se desprendido com o impacto da batida?
[SAIBAMAIS]*Outros casos, envolvendo acidentes semelhantes, como o de Carla Barbosa, surgem em todo o Brasil, inclusive com relatos de mortes. E chama a atenção o fato de os carros serem novos, com baixa quilometragem, e as circunstâncias dos acidentes, parecidas: as pessoas perdiam o controle do carro, sem motivo aparente (em nenhum dos 20 casos que chegaram ao conhecimento do Correio havia outro veículo envolvido no acidente).
*Tendo conhecimento dos relatos, em junho de 2008, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, instaura processo administrativo contra a Fiat. Mas surgem também alguns processos individuais, como o que envolve Carla Barbosa.
*Durante todo o período, a Fiat afirma ter examinado os veículos acidentados, sem constatar nenhuma falha mecânica. Pelo contrário, segundo a fabricante do Stilo, as rodas soltaram depois das colisões. A montadora encomendou laudos ao Inmetro e o IPT, que foram juntados ao processo do DPDC. Alguns consumidores também encomendaram perícias em separado.
*Até hoje, o caso encontra-se sob análise do DPDC, que recentemente designou o Denatran para dar um parecer final, incluindo a necessidade (ou não) de se fazer um recall.