Agência France-Presse
postado em 03/10/2009 17:01
França e Grã-Bretanha anunciaram neste sábado, em Istambul, sua decisão de conceder 4 bilhões de dólares aos países pobres.
"É uma quantia reduzida em comparação com as necessidades que se aproximam mais dos 17 bilhões de dólares, mas se trata de um compromisso importante", declarou a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde.
Paris e Londres decidiram dedicar aos países mais pobres uma parte da quantia dos Direitos Especiais de Giro (DEG) que receberam em função do aumento geral dos DEG de 250 bilhões de dólares, decidido na cúpula do G20 de Londres em abril, afirma um comunicado conjunto.
Os DEG, uma unidade de conta do Fundo Monetário Internacional (FMI), se baseiam numa cesta de moedas formada pelo dólar, euro, libra esterlina e o iene.
A redistribuição dos DEG para injetar liquidez no sistema financeiro, decidida no G20 de Londres, beneficiou os 186 Estados ou territórios membros da organização monetária multinacional.
A divisão se fez de acordo com a cota de cada Estado membro do FMI, que, por sua vez, depende de seu peso relativo na economia mundial.