postado em 07/10/2009 18:07
O consumidor brasileiro está cauteloso, mas a despeito disso está mais propenso a gastar no Dia das Crianças do que no Natal de 2008 e no Dia das Mães de 2009. A constatação é da Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e que em uma escala de zero a 100 registrou 86,9 pontos de Índice de Confiança do Consumidor - número que supera a marca de 2006 (85,3 pontos).
[SAIBAMAIS]Na comparação com o ano passado, a parcela dos que pretendem gastar mais nesse 12 de outubro passou de 17,6% do total para 11,7%. Já os que pretendem gastar menos se mantiveram estáveis na comparação, obtiveram apenas uma pequena variação para baixo, de 0,1 ponto percentual ao passarem de 24,9% em 2088 para 24,8% em 2009.
Os produtos que serão alvo desse gasto são tradicionalmente os brinquedos desde que o levantamento começou a ser feito, há quatro anos. Na edição de 2009 da sondagem, 56,5% dos consumidores entrevistados disseram ter intenção de comprar presentes para a ocasião. Os preferidos dentre os brinquedos são as bonecas e os carrinhos. Livros aparecem entre os últimos no ranking de intenções de compras, mas estão à frente de brinquedos eletrônicos, vídeo games, bicletas e computadores.