Agência France-Presse
postado em 08/10/2009 21:01
O presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, disse nesta quinta-feira (8/10) que a política monetária dos Estados Unidos será ajustada quando o panorama econômico "melhorar o suficiente", garantindo que a instituição saberá administrar a saída da recessão.
[SAIBAMAIS]"Quando as perspectivas econômicas melhorarem o suficiente, estaremos prontos para ajustar a política monetária e regressar finalmente a uma configuração mais normal", disse Bernanke ao discursar na sede do Federal Reserve em Washington.
A política excepcional de crédito e de liquidez desenvolvida pelo Fed permitiu à economia americana superar a crise iniciada no final de 2007.
Ao declarar que o Fed está disposto a agir quando as perspectivas econômicas melhorarem "o suficiente", Bernanke dá a entender que o Banco Central começará a fechar as torneiras do crédito antes do desemprego atingir seu mais alto nível.
No momento, o crescimento do desemprego é percebido como a principal ameaça à recuperação econômica dos Estados Unidos e o Fed prevê que supere os 10% em meados do próximo ano.