postado em 09/10/2009 21:13
As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em alta nesta sexta-feira, ampliando o rali de cinco dias, com investidores antecipando notícias positivas sobre importantes resultados corporativos da próxima semana. Comentários otimistas de corretoras impulsionaram ações de tecnologia.
[SAIBAMAIS]O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,80 por cento, para 9.864 pontos, maior nível de fechamento do ano. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,72 por cento, para 2.139 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 0,56 por cento, para 1.071 pontos.
Os papéis da IBM subiram 3 por cento, maior influência positiva do Dow Jones, depois que o Barclays Capital elevou o preço-alvo da empresa de 119 dólares para 140 dólares, e melhorou a avaliação do setor de tecnologia da informação de "neutro" para "positivo".
O Deutsche Bank estimou no final da quinta-feira que as companhias de semicondutores devem anunciar surpresas positivas em seus resultados dos três últimos meses.
O índice de semicondutores Philadelphia cresceu 3,3 por cento, enquanto a Intel, outra componente do Dow Jones, somou 1,5 por cento.
Tanto IBM quanto Intel devem divulgar seus balanços trimestrais na semana que vem.
"O humor está... razoavelmente otimista (com os resultados), o que faz parte do motivo pelo qual temos visto um rali de 3 por cento, 4 por cento nesta semana", disse o estrategista de mercado da D.A. Davidson & Co, Fred Dickson, em Lake Oswego, Oregon.
O avanço ajudou os índices em Wall Street a marcarem o melhor ganho semanal desde meados de julho, interrompendo uma série de duas semanas de perdas. No acumulado semanal, o Dow Jones subiu 4 por cento, enquanto S 500 e Nasdaq avançaram 4,5 por cento cada.
O S 500 está valorizado 60 por cento frente aos menores níveis de fechamento em 12 anos atingidos no início de março.
Dois acordos de fusões atraíram a atenção de investidores nesta sexta-feira.
A Kimberly-Clark afirmou que planeja adquirir a I-Flow Corp por 324 milhões de dólares, o que fez as ações desta última saltarem 7 por cento no Nasdaq. Os papéis da Kimberly-Clark ganharam 0,3 por cento.
Enquanto isso, o Citigroup concordou em vender seu braço operacional de commodities para a Occidental Petroleum Corp. Citigroup caiu 0,4 por cento, ao mesmo tempo em que Occidental Petroleum recuou 0,7 por cento.