Economia

PPS quer que Mantega explique na Câmara retenção do Imposto de Renda

postado em 11/10/2009 15:34
O PPS quer que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, compareça à Câmara dos Deputados para prestar explicações sobre as razões do governo para reter o dinheiro destinado à restituição do imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Requerimento para convocação do ministro será apresentado na terça-feira (13/10) pelo líder do partido, deputado Fernando Coruja (SC), na Comissão de Defesa do Consumidor.

Segundo o líder, o ministro precisa prestar esclarecimentos sobre os parâmetros e a real situação das contas do governo que justificariam o que classifica de ;confisco indireto; de recursos do povo brasileiro.

[SAIBAMAIS]O parlamentar disse que há muita informação desencontrada, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo que ;não há interesse econômico em reter; o dinheiro e o ministro da Fazenda, que o Brasil está ;num ano difícil; e que ;a nossa arrecadação tem sido mais baixa;.

De acordo com o deputado, é ;expressiva; a quantidade de contribuintes que recorreram aos bancos para pedir a antecipação da restituição e como o governo retardará a devolução, ;eventuais prejuízos ficarão por conta do tomador do dinheiro, que terá que arcar com juros pesados;.

Coruja disse que enviará também pedido de informação ao ministro com uma série de perguntas sobre as contas públicas do país e como o governo conduziu suas despesas e receitas durante o período da crise econômica. ;Se não há crise, como o presidente colocou, por que a retenção dos valores?;, perguntou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação