Agência France-Presse
postado em 12/10/2009 12:58
WASHINGTON - O conselheiro econômico da Casa Branca, Lawrence Summers, defendeu nesta segunda-feira (12/10) a política econômica empreendida pelo presidente Barack Obama, afirmando que o país saiu da crise graças a ela.
"Graças em grande parte ao plano de retomada (da economia), acompanhado de um plano de estabilização do sistema financeiro rigoroso e de um programa para permitir aos proprietários responsáveis de ficarem suas casas, estamos consideravelmente distantes do sufoco econômico. e estamos a caminho da retomada", disse Summers, em carta enviada ao líder da minoria republicana da Câmara dos representantes, John Boehner.
O plano de retomada promulgado em fevereiro por Barack Obama foi de 787 bilhões de dólares, para reencaminhar a economia americana. Para Summers, houve "mudanças notáveis" na tendência referente à perda de empregos em média a cada mês: um nível ainda elevado, mas nitidamente inferior ao dos trimestres anteriores.
"O presidente foi claro sobre o fato de que não ficará satisfeito enquanto nossa economia não voltar a um sólido aumento do emprego", escreveu Summers. "A desaceleração notável do ritmo das perdas de empregos durante os seus últimos meses é uma etapa essencial nesta direção".