Publicidade

Correio Braziliense

Petróleo fecha em alta puxado pela demanda


postado em 12/10/2009 16:46

Os preços do petróleo subiram claramente nesta segunda-feira em Nova York, com o barril ganhando 1,5 dólar (2%), a 73,27 dólares, em um mercado claramente otimista com a demanda do produto. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do "light sweet crude" (West Texas Intermediate) para entrega em novembro fechou a 73,27 dólares, em alta de 1,5 dólar em relação ao fechamento de sexta-feira.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte encerrou a 71,27 dólares, em alta de 1,27 dólares. O mercado manteve sua tendência de alta, após o barril ganhar mais de dois dólares na semana passada, disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, atribuindo parte do ganho à queda do dólar e à alta nas Bolsas. "Os preços seguem avançando diante da expectativa de crescimento da demanda, que deve ser maior no próximo ano", explicou Lipow. O mercado também reagiu, de forma tardia, ao relatório da Agência Internacional de Energia que revisou para cima suas previsões de consumo de petróleo para 2010. Outro fator que sustentou o mercado foi o dólar, cuja queda fez com que os investidores se voltassem para o petróleo, ouro e matérias primas agrícolas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade