Economia

Indústria brasileira de biscoitos busca mais espaço no mercado europeu

postado em 14/10/2009 11:19
Ganhar mais espaço no mercado europeu é a proposta da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib), que marcou presença na Feira de Anuga, uma das mais importantes do setor de alimentos no mundo. O evento começou no último sábado (10/10) e termina hoje (14), na cidade de Colônia, Alemanha. Segundo o vice-presidente da Anib, José dos Santos dos Reis, a feira não atrai apenas compradores europeus. "Também recebe público proveniente da América Latina, dos Estados Unidos, da Ásia, enfim, é uma feira global. As empresas brasileiras buscam ampliar seus mercados investindo na qualidade e variedade." Em 2008 as exportações brasileiras de biscoitos cresceram 24,51% em faturamento em relação ao resultado de 2007, apesar das variações do dólar durante o ano, e somaram US$ 114 milhões. Os produtos mais exportados são biscoitos recheados (38%) e waffers (30%). A participação das principais empresas do setor nesses eventos internacionais faz com que a perspectiva seja fechar 2009 com um aumento de 1,5% nas vendas para o exterior, apesar da queda do dólar e da crise mundial. "Somos o segundo maior produtor de biscoitos no mundo, só perdemos para os Estados Unidos. Mas ainda consumimos muito pouco, 6 quilos por pessoa ao ano. Temos que aumentar as exportações e também o consumo interno", afirmou Reis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação