Agência France-Presse
postado em 19/10/2009 12:55
WASHINGTON - O plano der retomada adotado pela administração Barack Obama no início do ano preservou 250 mil postos de trabalho no setor da educação americano, afirmou nesta segunda-feira a Casa Branca.
"Os dados preliminares divulgados pelos estados mostram que o dinheiro do plano de retomada dedicado à educação criou ou manteve mais de 250 mil postos no setor", disse o secretário da Educação Arne Duncan.
Duncan sustentou sua afirmação sobre os dados contidos no relatório publicado nesta segunda-feira pelo Domestic Policy Council. Segundo o documento, o plano de retomada permitiu aos Estados americanos conter praticamente todos os déficits que derrubavam os projetos educativos previstos para 2009 e 2010.
"Ao permitir aos educadores e professores que continuem ensinando, o plano de retomada contribuiu para amenizar os golpes da crise", destacou o vice-presidente americano Joe Biden.
O plano de retomada adotado pelo presidente Barack Obama foi promulgado em 17 de fevereiro, no valor de US$ 787 bilhões em três anos. O objetivo da administração Obama é salvar ou criar 3,5 milhões de empregos até o fim de 2010.
Sexta-feira, o departamento do Tesouro anunciou que o déficit do Estado federal chegou a US$ 1,417 trilhão, ou seja, quase 10% do PIB americano, para o acumulado do exercício encerrado no fim de setembro.