Economia

Lamy pede retomada acelerada das negociações da Rodada de Doha

Agência France-Presse
postado em 21/10/2009 01:18
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, advertiu nesta terça-feira que, sem uma séria aceleração do ritmo das negociações, a Rodada de Doha não poderá ser concluída em 2010, como prometeram as grandes potências.

"É necessário que aconteçam negociações reais e não apenas consultas e discussões informais, e sim verdadeiros intercâmbios entre os membros", insistiu ante os altos representantes dos 153 membros da OMC reunidos no Conselho Geral.

A Rodada de Doha, iniciada no final de 2001, está paralisada em função das reclamações dos países emergentes, que pretendem maior acesso aos mercados agrícolas dos países ricos, enquanto que estes exigem uma abertura maior para seus produtos industriais e bens de serviços no resto do mundo.

A situação da Rodada de Doha para liberalizar o comércio mundial figurará na agenda da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio em novembro, em Genebra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação