postado em 21/10/2009 18:13
Segundo informou o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a empresa Itafós Fertilizantes deve conseguir licença na próxima semana para explorar em regime de pesquisa uma mina de potássio no mar da Bahia. Parte do mineral estarial na camada pré-sal. A licença só não foi dada ainda porque as regras para a exploração não foram definidas. Problema que deve ser resolvido até a próxima semana. A região tem grande potencial de minerais e empresas estrangeiras estão de olho em Salvador.
[SAIBAMAIS]A mineradora canadense Atacama Minerals conseguiu na terça-feira licença de exploração para pesquisar em uma área de 2,5 mil quilometros quadrados. A área é uma bácia de potássio. "No mês passado, um mapeamento geológico, juntamente com levantamentos geofísicos e estudos de perfurações históricas, apresentam resultados muito animadores e estamos ansiosos para começar a primeira rodada de perfuração", disse em nota o presidente da Atacama, Edward Posey.
O potássio é usado na produção de fertiizantes. Junto com fósforo e nitrogênio são usados para manipular a terra e aumentar a produtividade. Apesar de ser grande exportador de alimentos e produtos agrícolas, o Brasil é dependente do exterior para se prover de fertilizantes, cerca de 91% do potássio que consome vem de fora.