Agência France-Presse
postado em 21/10/2009 23:13
Elétricos ou híbridos, os veículos ;verdes; e silenciosos substituíram os carros ensurdecedores e poluentes na exposição Tokyo Motor Show, num contexto em que o automóvel volta a ser um simples meio de transporte ao invés de um objeto para exibir riqueza ou virilidade.No grande salão japonês do automóvel inaugurado nesta quarta-feira, os veículos que respeitam o meio ambiente são os grandes destaques e os 4x4 ficaram relegados aos cantos menos visitados.
Por sua parte, a maioria dos fabricantes europeus de carros esportivos, para os quais o mercado japonês era até então uma espécie de El Dorado, não se apresentaram no salão.
Esta transformação da Tokyo Motor Show demonstra a revolução que está acontecendo no mercado automotivo japonês e mundial, segundo os especialistas.
"O conceito de veículo está mudando. Até agora, o carro eram um símbolo do status social. Quanto mais dinheiro se tinha, maior era o veículo. Agora, as pessoas compram carro basicamente para se deslocar e já não predomina o design ou a velocidade", explicou o analista Tatsuya Mizuno.
Esta mudança se acelerou com a crise econômica e com a chegada de uma geração de motoristas muito mais preocupados com os problemas do meio ambiente.
A recessão também levou os fabricantes a diminuir a produção de carros esortivos, que, era, a seu ver, um meio de associar o veículo à velocidade e à virilidade.
Estes conceitos ficaram ultrapassados com o surgimento de carros híbridos e elétricos, tão silenciosos que o governo japonês está estudando a possibilidade de instalar neles geradores de ruídos para evitar alertar os pedestres de sua passagem.
Se existe um consenso sobre os carros "verdes", as montadoras japonesas estão divididas quanto aos meios de chegar a seus objetivos, com duas escolas claramente diferenciadas: a do veículo elétrico apoiado pela Nissan e Mitsubishi Motors, e a do híbrido (gasolina e eletricidade) defendido pela Toyota e Honda.
"O veículo elétrico é o veículo ecológico em estado de perfeição", defende, entusiasmado, o diretor da Mitsubishi Motors, Osamu Masuko, cuja companhia apresenta vários modelos desse tipo.
A Nissan, que antecipa que os carros elétricos representarão 10% do mercado mercado mundial em 2020, lançará no próximo ano o "Leaf", apresentado como "o primeiro veículo do mundo com zero emissão poluente".
Por sua parte, a Toyota aposta nos veículos híbridos, um setor no qual foi pioneiro com o "Prius" lançado há 12 anos e cujo modelo tem uma bateria que pode ser recarregada em casa a partir de qualquer tomada.