Economia

Avaliação técnica do Honda City

postado em 22/10/2009 07:00

ALTURA DO SOLO
Tem chapa em aço ventilada para proteger o cárter do motor e caixa de marchas, e placa plástica para as laterais inferiores do motopropulsor. Em saídas de garagem com desnível, raspa levemente a proteção inferior e, numa utilização normal, não ocorreram interferências significativas com o solo.

CLIMATIZAÇÃO
Existem quatro difusores de ar na parte frontal do painel, que apresentaram boa vazão e angulação. Não tem opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico (instalado no final do console central) para os passageiros de trás. O nível de ruídos de funcionamento é satisfatório e o sistema está bem vedado.

FREIOS
Estão bem dimensionados e calibrados, com ABS eficiente. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O sistema apresentou reações balanceadas nos dois eixos, mesmo numa utilização severa, com o veículo em alta velocidade. A desaceleração é boa, sendo mantida a trajetória imposta. O espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade. O freio de estacionamento atuou normalmente.

CÂMBIO
As relações de marchas/ diferencial atendem razoavelmente a dinâmica do automóvel no uso urbano e em rodovias, em função da curva do motor e massa do veículo. A qualidade de engate é ótima em precisão e maciez. O curso da alavanca é bom, assim como o posicionamento no túnel central e a pega no pomo. O trambulador tem nível de ruídos aceitável.

MOTOR
Em função da cilindrada (1.5) e peso do veículo (1.140kg), a performance do motor satisfaz bem em dirigibilidade no uso misto. Embora tenha cabeçote multiválvulas e torque máximo a 4.800rpm, a utilização em baixo regime de rotação é razoável. No transito urbano, tem uma boa agilidade e, em rodovias, é rápido na medida certa. Não há diferença de rendimento quando se usa somente álcool ou gasolina. O sistema flex funcionou bem. Com ar-condicionado ligado e carga máxima, o veículo perde bem na dinâmica, mas está em nível aceitável.

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é contido até 110km/h, quando fica mais evidente acima disso.

SUSPENSÃO
A estabilidade é boa, para uma utilização normal do automóvel. Em curvas de raio curto e médio (2; e 3; marchas), feitas no limite da aderência lateral, tende a sair de frente e ao retirar o pé do acelerador a traseira se manifesta alargando a curva, porém ambas as situações têm fácil controle. Nas de raio longo, feitas em alta velocidade (4; e 5; marcha), apresentou precisão razoável. Em ambas as condições, a inclinação da carroceria é moderada. O conforto de marcha deveria ser melhor para um sedã com esta motorização, pois é alta a transferência das imperfeições do solo para dentro, trazendo desconforto já com somente condutor, piorando ainda mais quando carregado. Os pneus da série 55, aro 16 também não auxiliam no conforto.

DIREÇÃO
A velocidade do efeito/retorno agrada e o diâmetro de giro atende bem em manobras de estacionamento e em garagens. A assistência é elétrica, com cargas bem definidas para o uso urbano e em rodovias. A precisão na reta e em curvas é boa. O conjunto tem reações homogêneas, com boa sensibilidade e rapidez de resposta.

ILUMINAÇÃO
Não tem sensor crepuscular. O quadro de instrumentos e console central têm iluminação permanente. Os faróis, com refletor único, apresentaram eficiência normal no baixo e no alto e têm auxílio de faróis de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, e existe luz de cortesia somente no porta-malas. No teto, tem duplo spot fixo junto ao retrovisor e uma lanterna na zona central, com resultado aceitável em iluminação.

FICHA Técnica Honda City
  • MOTOR
    Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.496cm; de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) e 116cv (álcool) a 6 mil e torque máximo de 14,8kgfm (gasolina ou álcool) a 4.800rpm

  • TRANSMISSÃO
    Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

  • SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
    Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção / 6 x 16 polegadas, em liga leve / 185/55 R16

  • DIREÇÃO
    Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

  • FREIOS
    Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS (de série)

  • TANQUE
    42 litros

  • DIMENSÕES
    4,40m de comprimento x 1,69m de largura x 1,48m de altura x 2,55m entre eixos

  • PESO
    1.140kg

  • PORTA-MALAS
    506 litros


(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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