Agência France-Presse
postado em 24/10/2009 12:22
WASHINGTON - O presidente Barack Obama pediu neste sábado aos bancos americanos a liberação do crédito para os pequenos negócios, que definiu como o motor da economia do país.
"Os pequenos negócios sempre foram o motor de nossa economia - criando 65% de todos os novos empregos na última década e meia - e eles devem estar à frente de nossa recuperação", declarou Obama em seu programa semanal de rádio.
Para ele, chegou o momento dos grandes bancos que receberam ajuda do Estado no auge da crise econômica "estarem juntos dos pequenos negócios, que têm capacidade de pagamento, e concederem os empréstimos que necessitam para abrir suas portas, ampliar suas operações e criar novos empregos".
Obama recordou que sua administração já concedeu cinco bilhões de dólares em alívios fiscais aos pequenos negócios. Mas destacou que os bancos privados devem fazer mais, particularmente agora que a situação fiscal do setor se estabilizou.
"Porque se aprendemos algo é que, aqui nos Estados Unidos, levantamos e caímos juntos. Nossa economia em seu conjunto não pode avançar se os pequenos negócios e a classe média continuarem para trás".