Agência France-Presse
postado em 27/10/2009 18:45
Os preços do petróleo terminaram em alta nesta terça-feira em Nova York, apesar de uma nova recuperação do dólar, num momento em que investidores preveem um ajuste da demanda do cru a cruto prazo.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro fechou a 79,55 dólares, um aumento de 87 centavos.
[SAIBAMAIS]O barril recuperou parte dos 1,82 dólar que perdeu na segunda-feira, embora "não tenha alcançado marcas significativas", segundo Phil Flynn, da PFG Best Research.
No entanto, o dólar - cujo fortalecimento afetou os preços na segunda - voltou a subir nesta terça.
A queda da moeda americana havia acompanhado a expressiva alta dos preços do cru nas últimas semanas, levando a cotação do barril a 82 dólares na semana passada.
Nesta terça-feira, porém, o mercado petroleiro ignorou a moeda americana, assim como os hesitantes mercados financeiros.
O cru foi sustentado "pelas expectativas de que a relação entre oferta e demanda se reduza no curto prazo", destacou Ellis Eckland, analista independente.
Por um lado, vários analistas esperam por um aumento do consumo chinês, principalmente de produtos destilados, incluindo o diesel.
Além disso, dados publicados nesta terça-feira sobre o consumo de gasolina nos Estados Unidos mostraram um aumento da demanda no país.