postado em 27/10/2009 19:29
A união entre a francesa LDCommodities e a brasileira Santelisa Vale criou a segunda maior produtora de etanol do mundo. A associação foi anunciada nesta terça-feira (27/10). A nova empresa, chamada de LDC-Sev terá 13 unidades industriais e capacidade de processamento de 40 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano, o que permite produzir 2,7 milhões de toneladas de açúcar e 1,5 milhões de metros cúbicos de etanol. "A associação com a SantelisaVale é um marco positivo na consolidação do setor. A LDCommodities acredita fortemente no futuro do mercado de energia renovável, e o Brasil é definitivamente uma região promissora nesse segmento", disse por meio de nota Serge Schoen, Chairman e CEO do Grupo LDCommodities.
[SAIBAMAIS]Após sete meses de negociação, o acordo entre as partes determinou que 60% da nova empresa ficará sob controle da LDC e 18% serão dos antigos acionistas da Santelisa, entre eles as família Biagi e Junqueira Franco, o banco Goldman Sachs e o BNDES. Outros 9% ficarão para investidores estrangeiros e 13% para bancos credores da empresas, dentre eles Votorantim e Itaú, que aceitaram participação societária em troca de finalizar as dívidas da empresa.
A nova companhia recebeu o aporte de R$ 800 milhões da empresa francesa e programa para breve uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). "Estamos confiantes de que as competências de cada uma das empresas se complementam de maneira muito positiva, com benefícios a todos. Estamos construindo uma companhia muito competitiva e de fortes valores", disse por meio da assessoria de imprensa o ex-presidente do Conselho de Administração da SantelisaVale, André Biagi.