Agência France-Presse
postado em 28/10/2009 09:24
O líder dos bancos espanhois, o Santander, manteve como se esperava seu lucro líquido no terceiro trimestre e anunciou uma desaceleração dos juros de mora nesta quarta-feira (28/10), assim como seu principal concorrente, o BBVA.
[SAIBAMAIS]"Os juros de mora se situavam em 3,03% no fechamento de setembro, 0,21 ponto a mais que no trimestre anterior. Este aumento é o menor dos últimos cinco trimestres", informa em um comunicado.
A profunda recessão que sacode a Espanha desde o final de 2008 provocou um forte aumento dos juros de mora em todos os bancos espanhois, mas os mais importantes, Santander e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), anunciaram uma diminuição do ritmo devedor no terceiro trimestre.
O Santander se vale de suas atividades na Grã-Bretanha, onde os juros de mora são de apenas 1,65% para reduzir a porcentagem no conjunto do grupo.
O banco registrou um lucro líquido de 2,2 bilhões de euros no terceiro trimestre, em acordo com os objetivos de lucro trimestral calculado no início de 2009 pelo presidente Emilio Botin, e conforme as previsões dos analistas consultados pelo Dow Jones Newswires.
O grupo manteve sua previsão de lucro ordinário estável para o conjunto de 2009 a 8,8 bilhões de euros.