postado em 29/10/2009 08:51
A Contax, braço da Oi que atua na área de call center, já deu início ao processo de seleção de funcionários para trabalhar na unidade que será construída em Brasília. Em maio, na ocasião em que foi assinado acordo do Governo do Distrito Federal (GDF) para instalação do call center em Brasília, estimava-se a criação entre 2 mil e 5 mil postos de trabalho.
[SAIBAMAIS]O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Distrito Federal (Sinttel-DF) argumenta que os salários oferecidos - R$ 465 por seis horas de trabalho e vale-refeição de R$ 3 , ou um valor ainda menor por turno quatro horas, sem direito ao benefício da alimentação - estão bem abaixo da remuneração paga aos atendentes de call center contratados diretamente pela Oi, que recebem R$ 910 por uma jornada de seis horas.
Segundo José Goudim Carneiro, secretário-geral do Sintell-DF, a convenção coletiva da categoria fixou piso de R$ 630. "Estão fazendo essa proposta de R$ 465 para seis horas, mas estão contratando para quatro. Na prática, vão pagar menos e deixar de cumprir uma série de obrigações", reclama. O sindicato está tentando negociar com a empresa. "A gente tem dificuldade de mobilizar a categoria, pois muitas pessoas têm dois empregos e a maioria é iniciante e fica com medo de ser demitida", diz.
O sindicalista teme que o benefício fiscal concedido pelo GDF para a instalação do call center na capital federal seja usado como uma forma de "mascarar demissões em outros estados". Procurada, a Contax não se pronunciou até o fechamento desta edição.
A Contax informou que iniciou suas atividades em Brasília em agosto e que já contratou mais de 300 funcionários que "recebem a mesma remuneração e os mesmos benefícios trabalhistas oferecidos aos outros colaboradores da empresa". A companhia informou ainda que deseja ampliar sua atuação em Brasília, onde poderia gerar até 5 mil empregos diretos.
Demissões
Desde a incorporação da Brasil Telecom (BrT), a Oi demitiu mais de mil funcionários em todo o país. Em todas as vezes em que foi procurada para comentar a questão, a companhia informou que as dispensas foram resultado de ajustes devido à sobreposição de funções das duas operadoras. Mas garantiu o cumprimento do compromisso assumido com a Anatel, de manter o número de postos de trabalho referentes a fevereiro de 2008.